quarta-feira, 25 de março de 2009

E hoje o 'pau quebra'!

Hoje é o dia da 'cobra beber água' (como diz o senhor Ademir Pedroso, meu pai)... O Uberlândia Esporte e o Tupi Futebol Clube são os únicos dois times com chances de classificação. A duas equipes, como já sabido, se enfrentam hoje, no estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora, às 21h50.
Os times se enfrentam sem nenhum desfalque, vai ser um jogo de respeito, mas acima de tudo com uma pitada de 'tudo ou nada'. Para o Tupi, uma vitória simples já basta... já o Verdão, somente um empate já classifica. O que significa isso? Que o jogo vai ser ataque contra o ataque. Quem for mais competente na marcação e errar menos deve sair vitorioso do embate. Para quem quiser acompanhar o jogo, alguns bares da cidade devem transmitir a partida... senão o velho e confiável 'radinho' vai ser o companheiro informativo da partida. Você poderá conferir a transmissão de rádio pela rádio Cultura AM 1020 ou atentar-se à transmissão online pelo site megaminas.com.

GUERRA DE EGOS
No último domingo, o jornal Correio de Uberlândia estampou em sua editoria de esportes, do último domingo(22) uma entrevista com o presidente do Ituiutaba Esporte Clube, Roni Morais. Na entrevista o dirigente Tijucano fala sobre estrutura e forma de trabalho no clube do pontal e responde algumas perguntas sobre como ele vê a administração do Uberlândia Esporte Clube.

Por causa disso o presidente do Verdão, não satisfeito, estampou hoje no email de toda imprensa uma nota de repúdio à reportagem divulgada. No email, ele critica o editor de esportes do jornal, Willian Marques, que é Ituiutabano. E faz referência ao trabalho realizado do jornal.

Não vou entrar no mérito da discussão, mas deixo um recado: Imprensa se faz de fatos prós e contra o assunto(em questão os times Uberlândia e Ituiutaba), tem que ser respeitado a dinâmica jornalística. Se um falou algo que outro não julgou procedente, pede-se o direito de resposta, pois o veículo de comunicação é só isso. O personagem ou fato ofendido tem o total direito de responder às mesmas questões levantadas ao outro .... isso é democracia e exercício real do direito de informação jornalística. O errado é difamar por meio de notas ou boatos o que é certo ou não por causa de uma crítica. Abaixo, a íntegra do email:

NOTA DO PRESIDENTE DO UBERLÂNDIA ESPORTE CLUBE

Caros amigos, é com muita indignação e até mesmo tristeza que escrevo esta a vocês.
Como já é do conhecimento de todos, desde o início do Campeonato Mineiro da primeira divisão/2009 que o Jornal Correio vem sempre dando mais atenção e ênfase ao time do Ituiutaba do que ao nosso Uberlândia Esporte Clube. Tanto que recebi vários e.mails dos torcedores cobrando porque o Sr. Willian Marques (editor do caderno de esportes do Correio) falava que nosso time iria disputar a competição apenas para não cair para a 2ª divisão, e depois de tantas reclamações ele veio em sua coluna justificar e reafirmar que nosso time realmente iria cair, isto faltando quatro rodadas ainda. Mais tudo bem ele é Ituiutabano assumido e tem todo direito de torcer para quem ele quiser.
Outras matérias ficaram bem claras as intenções, como por exemplo o título no jornal após a derrota do Verdão para o Atlético ¨GALO PASSEIA E GOLEIA O UEC¨, no outro dia foi a partida do time dele de coração, contra o Cruzeiro e perderam também de quatro. ¨CRUZEIRO VENCE ITUIUTABA E CONTINUA LÍDER¨.
Até então não tinha nada a reclamar, porque isto não tinha ofendido a honra dos nossos torcedores , como a minha honra e também do nosso glorioso VERDÃO. Mas fui surpreendido no último domingo, 22 de março, dia do jogo entre as duas equipes, com uma página inteira do presidente do Boa, falando várias coisas e ofendendo tanto a minha honra como a dos torcedores e da cidade de Uberlândia. Recebi vários e.mails, vários telefonemas e a torcida até queria agredir o ônibus e o presidente do Boa e tive que contê-los, e tomei então a atitude de pedir uma reunião com o Sr. Antônio Seara, coordenador geral deste veículo, para que ele pudesse me esclarecer e saber o porque desse posicionamento.
Questionei a ele várias coisas, como exemplo:
1- Quando ele viu na vida dele o jornal local publicar uma entrevista no dia de jogo decisivo e de duas equipes onde o presidente do time visitante ofende o presidente do time mandante e sua torcida?
2- O Jornal Correio é local ou regional?
3- Ele vende jornal em Ituiutaba?
4- O UEC dá lucro para o jornal ou não?
5- Se ele conhecia a História do Verdão.
6- Se ele achava certo o dia e a hora da matéria publicada.
7- Porque ele não fala nada do Uberaba 100km, do Araxá 180km, do URT 230km e só fala do Ituiutaba 145km?
E ele me respondeu o seguinte: que achava que estava tudo certo, que o jornal vive de polêmica e que não conhecia a história do Uberlândia Esporte Clube porque ele é de Belo Horizonte, e mais, que para ele, O ITUIUTABA É MAIS IMPORTANTE QUE O UBERLÂNDIA ESPORTE, PORQUE ELES ESTÃO EM TERCEIRO LUGAR NO CAMPEONATO.
Caros amigos, eu sou presidente, mas acima de tudo torcedor, e não consigo acreditar no que eu ouvi, não consigo acreditar que em nossa cidade existem pessoas deste nível, não consigo aceitar que um forasteiro venha ofender minha paixão, e desrespeitar o nosso maior patrimônio que é esta torcida maravilhosa, esta que enche o Estádio João Havelange com quase 11.000 pessoas para assistir e torcer no jogo de domingo, quase 25.000 pessoas para ver o time subir para primeira divisão, a terceira em arrecadação no estado, perdendo apenas para Cruzeiro e Atlético, mas tirando o clássico entre eles, nós ficamos em segundo lugar.
Não aceito uma pessoa que usa o VERDÃO para ganhar dinheiro, dizer que fez um caderno especial específico para nosso time. Só que ele esqueceu que o caderno saiu porque teve patrocinadores, e alguns foi eu até que arrumei, e ele vem me dizer tudo isto.
Como pode uma instituição que honra nossa cidade, uma instituição que representa nossa cidade, dizer isto para mim.
O próprio VERDÃO, que eles criaram um programa exclusivo (Correio Tv Esportes/Canal 15) para as quintas-feiras à tarde e os domingos à noite usando o nome da nossa instituição para ter audiência, e depois vem humilhar e dizer que o outro é mais importante.
Realmente quero compartilhar com vocês, minha indignação, decepção, pois dizer que esta diretoria é burra , não sabe contratar, que não sabe montar time, isto faz parte do jogo, mas humilhar, querer comparar uma instituição que tem 39 Campeonatos Mineiros disputados, que tem um título BRASILEIRO, que tem dois vice-campeonatos Brasileiros, que tem um título da Taça Minas, dois do Módulo 2 do Mineiro, que tem 86 anos de história, que tem um patrimônio de mais de 30.000.000,00 , que tem todas as certidões negativas necessárias, que faz parte da Timemania, e tantas coisas mais.
Parece brincadeira.
Portanto meus amigos, é por esta razão que talvez tenhamos que tomar algumas atitudes em prol da nossa dignidade, e mesmo da nossa honra.
Mas podem ter certeza, que a instituição VERDÃO é muito maior que estes desvaneios.
Vamos pensar no nosso VERDÃO, vamos pensar grande , vamos trabalhar para colocar este time no mais alto degrau da história e não vamos nos abater por isto.
Um grande abraço, e fiquem com DEUS.

EVERTON MAGALHÃES SIQUEIRA
Presidente do UEC/Verdão

Nenhum comentário: